Seja Um Fotógrafo Ninja!!! Comece Agora Mesmo!!!

Fotógrafo Ninja

Fuja Desses Erros Mais Comuns em Fotografia

Tempo de leitura: 6 min

Curso Fotógrafo Ninja

Domine Sua Câmera, Aprenda a Fazer Enquadramentos Perfeitos e Edite Suas Fotos Como Um Fotógrafo Profissional, Ninja. Em 30 Dias ou Não Pague Nem Um Centavo Por Isso!

Compartilhe agora mesmo:

Fuja Desses Erros Mais Comuns em Fotografia

A fotografia é uma arte. Também é uma ciência – mas é mais arte. Mesmo aqueles que não entendem a técnica da fotografia ou a ciência, como uma imagem é realmente capturada em uma câmera, ainda é possível aprender a clicar em uma boa imagem. No entanto, para quem é novo na fotografia, as armadilhas comuns podem impedir que você supere os erros mais comuns em fotografia, os obstáculos iniciais. É exatamente isso que eu vou lançar aqui – os erros mais comuns em fotografia e como evitá-los.

Como Percebemos as Fotos

Antes de começar, pense a respeito do seguinte: já reparou como você se parece com uma foto? Geralmente, quando você olha para uma foto, primeiro olha para um ponto específico da foto; então seu olhar se move para o outro lado (no sentido horário ou anti-horário), para que você tire a foto inteira. Com algumas fotos (geralmente fotos de paisagem), você visualiza a imagem inteira de uma só vez, como se estivesse em uma paisagem real. Com algumas fotos que você costuma focar em um ponto e, em seguida, diminui o zoom, como uma câmera (fotos de flores, insetos).

Finalmente, algumas vezes você olha apenas para o assunto principal e seu olhar tende a diminuir o resto (como nas fotos dos pés à cabeça das pessoas). Você deveria ter dito que há uma pintura pendurada na parede por trás da pessoa; você não notaria por conta própria. E acabamos por repetir padrões? ‘Sentimos’ que é uma imagem ruim.

Isso é realmente o que constitui uma imagem ruim. Nosso cérebro está sintonizado em perceber as coisas de uma certa maneira e, quando algo cai fora dos limites dessa percepção predefinida, não podemos entendê-lo, não o entendemos e o chamamos de ruim. Quando você se apega a esse fato, você já terá entendido metade de seus erros por conta própria! Essas dicas são comuns ao mundo analógico tradicional tanto quanto ao digital.

Fuja Desses Erros Mais Comuns em Fotografia

# 1 – Composição

A composição de uma boa fotografia está no conteúdo da imagem e na proporção de três constituintes principais de uma imagem – o primeiro plano, o assunto e o plano de fundo.

É importante que o assunto ocupe uma parte maior da imagem do que o resto das coisas. O primeiro plano deve ser mínimo. O plano de fundo deve ser simples, ou pode ser colocado fora de foco; para que o foco do visualizador seja atraído para o assunto.

Não existe um valor matemático para a parcela da imagem que o sujeito ocupa – mas digamos que 85% da imagem é boa para si. Ao clicar em imagens onde você também deseja destacar o plano de fundo, tente experimentar a posição do assunto na foto – o assunto nem sempre precisa estar no centro.

# 2 – Nível da Câmera

O nível da câmera deve estar no nível do assunto e NÃO no seu nível dos olhos!

Ao clicar em um filhote, caia de joelhos; ao clicar em uma flor, aproxime-se da flor, enquanto clica em uma pessoa alta em uma plataforma! A não ser que seja criativo e intencional, mudar o ângulo entre o assunto e a câmera fará com que a imagem pareça realmente estranha.

Uma pessoa baixa pode parecer imponente se clicou em um nível um pouco mais baixo do que o rosto dela. Isso também faria uma pessoa magra parecer muito mais saudável. Por outro lado, o efeito produzido ao reproduzir-se com o ângulo em que uma imagem é clicada pode adicionar ao valor estético. Mas, se não, simplesmente vai atrapalhar uma boa imagem, evite.

# 3 – Usando o Flash

Sempre prefira clicar nas fotos com luz natural.

A melhor hora para clicar em uma imagem ao ar livre, de manhã, é de 2 a 3 horas após o nascer do sol e, à noite, são cerca de 2 horas antes do pôr do sol. Por que A luz do dia nesses dias é uniforme. Não é direcional, focal, muito severo ou direto. Tenha certeza, suas fotos serão lindas.

Como na fotografia noturna, certifique-se de acender mais luzes na sala (pelo menos durante o período em que você clicar nas imagens) para que o local esteja adequadamente iluminado e uniforme. Se isso não for possível, você poderá jogar em conjunto com o tempo de exposição para obter melhores resultados. Mas evite usar o flash. A simples razão é: o flash lança luz apenas na parte da imagem em que o flash está apontado, para que o fundo escuro já pareça mais escuro, e as pessoas justas pareçam mais brancas, como se acabassem de ver um fantasma! E isso é um dos erros mais comuns em fotografia, fuja!

foto flash - medo de usar e incorrer nesse erro comum em fotografia
foto de um flash

# 4 – Quando Recorrer ao Preto e Branco

As dicas e truques da fotografia em preto e branco são muito diferentes em relação as da fotografia em cores.

Mas uma regra geral que se aplica é: as paisagens parecem pouco lisonjeiras nos modos Preto e Branco, enquanto os retratos e as imagens de foto macro são igualmente impressionantes. Só porque você gosta de fotografia em preto e branco não significa que toda e qualquer imagem clicada no modo preto e branco vai ficar bem.

O mesmo vale para a fotografia em modo sépia. As imagens de arquitetura ficam lindas em sépia, mas os retratos não são tão bonitos. A fotografia antiga era preta e branca por padrão. Mas a fotografia em preto e branco agora se transformou em uma técnica estética, além de ser uma mera limitação. Vai demorar mais experiências do que a fotografia colorida para entender como funciona. Dê tempo ao tempo.

Foco, Composição... Arte!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para descobrir como trilhar A Jornada da Foto Perfeita! Você também pode ser capaz!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Equívocos Comuns em Fotografia – Mitos

# Uma boa imagem precisa de uma câmera cara

FALSO! Mesmo uma câmera comum de 3,1 megapixels pode ser usada para clicar uma boa imagem. Você não precisa necessariamente ter uma câmera DSLR para isso! Livre-se desse conceito assim que você puder.

Sim, uma boa câmera oferece boa qualidade de imagem e o mercado agora oferece câmeras de megapixels grandes, mas isso não significa que sua câmera de 3,1 megapixels perdeu sua capacidade de clicar em boas fotos! Tem inúmeros fatores, inclusive todos os incluídos nesse artigo, que interferem e muito na qualidade de uma boa foto. E a qualidade do chip da maquina em questão é um deles.

# Apenas um profissional pode clicar boas fotos

ERRADO! Já vi fotos de fotógrafos amadores que envergonhariam os profissionais! Sem dúvida, ter conhecimento formal sobre fotografia ajuda a clicar em boas fotos, mas nem todo mundo quer ser um fotógrafo profissional, certo? Alguns só querem clicar em boas fotos em festas de aniversário e confraternizações; e você definitivamente não precisa de um profissional para essas ocasiões.

Mesmo porque se quiseres iniciar a Jornada da Foto Perfeita é só clicar no link anterior e mudarás por completo o seu pensamento e a ideia que tens de fotografia. Não necessariamente tendo que se transformar em profissional nessa maravilhosa arte. Mas se quiseres…

# Sempre há Photoshop

Sim, sempre há o Photoshop para corrigir uma imagem ruim. Mas por que clicar em uma imagem ruim para começar? Usar o Photoshop de maneira criativa é diferente de usá-lo para ocultar suas inadequações.

Aprenda e desenvolva suas habilidades antes de dominar o Photoshop. Como todas as coisas que facilitam as coisas, o Photoshop é altamente viciante! É como aprender a usar um computador, porque você odeia escrever. Cuide-se dos erros mais comuns em fotografia.

Portanto

Como foi dito no primeiro parágrafo – a fotografia é uma arte. Logo, não te limite totalmente pelo livro. Minha opinião sobre qualquer tipo de arte – escrita, desenho, música – é que você deve experimentar pela primeira vez. Explore-o. Crie uma imagem dele por meio de suas próprias experiências antes de consultar alguém.

A fotografia é a arte em sua forma mais pura. No momento em que alguém lhe diz uma técnica ou uma maneira de aprender uma arte, você se limita a isso. Então, primeiro entenda o que constitui uma boa imagem. E então entre na ciência dela. Aborde qualquer arte assim e você certamente será reverenciado como um artista um dia! Mas não se esqueça desses erros mais comuns na nossa querida e amada arte, a Fotografia.

Tudo de bom, muitos pixels de luz a todos nós e vamos juntos percorrer a Jornada da Foto Perfeita.

Compartilhe agora mesmo:

Inscreva-se na Lista FSB e Receba o Manual de Como Escolher a Sua Câmera Fotográfica!!!

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!

Curso Fotógrafo Ninja

Domine Sua Câmera, Aprenda a Fazer Enquadramentos Perfeitos e Edite Suas Fotos Como Um Fotógrafo Profissional, Ninja. Em 30 Dias ou Não Pague Nem Um Centavo Por Isso!